Implicatura escalar como um universal linguístico: dados experimentais do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17044Palavras-chave:
Aquisição de linguagem. Português brasileiro. Pragmática. Implicatura escalar.Resumo
Neste trabalho, investigamos a aquisição de implicatura escalar em português brasileiro em busca dos componentes pragmático-cognitivos que sustentem o domínio desse tipo de inferência. Em nosso experimento, aplicado a crianças de 5 e 7 anos adquirindo português brasileiro, sentenças análogas contendo termos escalares fracos eram proferidas em contextos lower-bound e em contextos upper-bound, de maneira que tivemos oportunidade de testar a capacidade infantil de dar interpretação estritamente semântica ou de implicatura escalar aos termos escalares dependendo da influência contextual. Identificamos nas crianças testadas sensibilidade contextual capaz de garantir interpretação esperada, em concordância com resultados obtidos em outras línguas.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17044.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)