Relações referenciais em frases coordenadas e subordinadas adverbiais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17481Palavras-chave:
coordenação, subordinação adverbial, relações referenciais, estruturas sintáticas.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as relações referenciais que se estabelecem entre sujeitos em frases coordenadas e subordinadas adverbiais (integradas e não integradas). A observação do comportamento destes elementos irá fornecer pistas em relação às propriedades dos sujeitos omitidos e realizados nestas construções e às configurações estruturais que lhe estão subjacentes. Para complementar a abordagem teórica, construiu-se uma Tarefa de Juízo de Referência,de forma a obter todas as interpretações associadas a cada frase. Este estudo permitiu-nos perceber que a barreira entre coordenação e subordinação adverbial vai para além daquilo que está descrito.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17481.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)