The status of unstressed lax-mid vowels in northern dialect of Brazilian Portuguese
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17526Palavras-chave:
Neutralização. Médias-baixas. ATR. Português Brasileiro. Dialetos nordestinos.Resumo
his study experimentally analyses the claim that northern dialects of Brazilian Portuguese show a pattern of reduction via laxing. With an experiment of sentence reading that resulted in a corpus of 4800 tokens, the analysis showed that it is possible to predict the surfacing of tense-mid vowels. In the data, they either result from [+ATR] harmony or coarticulation. Lax-mid vowels, however, cannot be fully predicted as the result of harmony. It is also shown that the quality of unstressed lax-mid vowels is not different from their stressed counterpart, a further evidence that reduction via laxing in fact, exists.
-----------------------------------------------------------------------------
O STATUS DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS NÃO-ESTRESSADAS NO DIALETO NORTISTA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Este estudo analisa experimentalmente a hipótese de que dialetos nordestinos do Português Brasileiro apresentam um padrão de redução que favorece a produção de médias-baixas. Com um experimento de leitura de palavras em frase veículo que resultou em um corpus de 4800 produções, a análise mostra que é possível prever a emergência de vogais médias-altas. Nos dados analisados, essas vogais são resultado de harmonia de [+ATR] ou coarticulação. Médias-baixas, entretanto, não se restrigem a contextos de harmonia. Também se mostra que a qualidade das vogais medias-baixas quando na posição pretônica, não difere de quanto em posição tônica, outra evidência de que o padrão de neutralização favorecendo médias-baixas, de fato, existe.
---
Original em inglês.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17526.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)