A aceitabilidade do singular nu pré-verbal em Português Brasileiro

Autores

  • Raíssa Silva Santana Universidade de São Paulo
  • Elaine Grolla Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17532

Palavras-chave:

Singular nu pré-verbal, foco contrastivo, genericidade, tarefa de julgamento de aceitabilidade

Resumo

Nossa pesquisa investiga o julgamento de falantes nativos de Português Brasileiro (PB) com relação ao singular nu pré-verbal, dada a proposta de que a aceitabilidade de construções com esse nominal pode melhorar diante de fatores pragmáticos tais como o foco contrastivo. Em uma Tarefa de Julgamento de Aceitabilidade, falantes nativos de PB julgaram sentenças: i) genéricas; ii) com predicados-de-espécie; iii) com predicados-de-estágio. Nossos resultados sugerem que a presença do foco contrastivo pode interferir na aceitabilidade de construções com o singular nu pré-verbal, e que construções com predicados-de-espécie são gramaticais na língua. As sentenças com predicados-de-estágio apresentaram taxas baixas de aceitação.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17532.

Biografia do Autor

Raíssa Silva Santana, Universidade de São Paulo

Estudante de mestrado no Departamento de Linguística da Uiversidade de São Paulo. Membro do laboratório de Estudos em Aquisição da Linguagem (LEAL).

Elaine Grolla, Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Coordenadora do laboratório de Estudos em Aquisição da Linguagem.

Downloads

Publicado

2018-09-15