A aceitabilidade do singular nu pré-verbal em Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17532Palavras-chave:
Singular nu pré-verbal, foco contrastivo, genericidade, tarefa de julgamento de aceitabilidadeResumo
Nossa pesquisa investiga o julgamento de falantes nativos de Português Brasileiro (PB) com relação ao singular nu pré-verbal, dada a proposta de que a aceitabilidade de construções com esse nominal pode melhorar diante de fatores pragmáticos tais como o foco contrastivo. Em uma Tarefa de Julgamento de Aceitabilidade, falantes nativos de PB julgaram sentenças: i) genéricas; ii) com predicados-de-espécie; iii) com predicados-de-estágio. Nossos resultados sugerem que a presença do foco contrastivo pode interferir na aceitabilidade de construções com o singular nu pré-verbal, e que construções com predicados-de-espécie são gramaticais na língua. As sentenças com predicados-de-estágio apresentaram taxas baixas de aceitação.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17532.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)