Entrevi∫ta com Ronald W. Langacker
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a18646Palavras-chave:
Entrevista.Resumo
Over thirty years ago, the first volume of Ronald Langacker's Foundations of cognitive grammar presented the linguistic community with a highly innovative and equally controversial framework for linguistic analysis. It took some time, however, for Cognitive Grammar to be perceived as a construction grammar model -- maybe because “the word ‘construction' rarely appears there” (Croft and Cruse 2004: 278), maybe because the semantic apparatus and heavy use of diagrams seemed so overwhelming at first that the construction grammar side of the framework faded into the background.
-------------------------------------------------------------------------------------
Há mais de trinta anos, o primeiro volume de Foundations of cognitive grammar de Ronald Langacker apresentou à comunidade linguística uma estrutura altamente inovadora e igualmente controversa para a análise linguística. Demorou algum tempo, no entanto, para a Gramática Cognitiva ser vista como um modelo gramatical da construção - talvez porque “a palavra 'construção' raramente aparece lá” (Croft e Cruse 2004: 278), talvez porque o aparato semântico e o uso pesado de diagramas parecia tão avassalador a princípio que o lado da gramática da construção da estrutura desapareceu no fundo.
---
Origianl em inglês.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a18646
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)