Aquisição da linguagem e composicionalidade aspectual

Autores

  • Gisely Gonçalves de Castro PUC Minas
  • Arabie Bezri Hermont PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a19778

Palavras-chave:

Aspecto Semântico, Aspecto Gramatical, Composicionalidade Aspectual, Aquisição da linguagem.

Resumo

Este artigo examina a relação entre o aspecto gramatical e o aspecto semântico no processo de aquisição da linguagem a partir da proposta da composicionalidade aspectual de Verkuyl (2005). A hipótese formulada para explicar o padrão de correlação averiguado foi a de que ele resulta de uma interpretação composicional do aspecto. Os resultados alcançados foram os seguintes: (i) os verbos [-ADDTO] tiveram marcação imperfectiva; (ii) os verbos [+ADDTO] tiveram marcação perfectiva; (iii) os SVs [+ADDTO, -SQA] tenderam à marcação imperfectiva; e (iv) os SVs [+ADDTO, +SQA] tiveram marcação perfectiva. Os padrões encontrados nos dados indicam uma interpretação composicional do aspecto. 

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a19778

Biografia do Autor

Gisely Gonçalves de Castro, PUC Minas

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e integrante do grupo de pesquisa “Estudos em Linguagem e Cognição (ElinC)”.

Arabie Bezri Hermont, PUC Minas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenadora do grupo de pesquisa “Estudos em Linguagem e Cognição (ElinC)”.

Downloads

Publicado

2018-12-30