Deslocamento de sintagma nominal definido com função de foco no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19961Palavras-chave:
Deslocamento de foco, contraste, implicatura., estrutura informacional.Resumo
Este artigo investiga as características semântico-pragmáticas de sentenças do português brasileiro, PB, que apresentam deslocamento de sintagmas com função de foco. A pesquisa, entre outras, faz comparações com os seguintes conceitos: contraste x não contraste; exaustividade x não exaustividade. A partir dos dados investigados, concluímos que, em PB, sintagmas de foco podem ser deslocados para a periferia esquerda da sentença. Também foi constatado que contraste não é noção obrigatória em sentenças com deslocamento. Ainda, exaustividade é uma implicatura em alguns casos, mas não pode ser cancelada em outros, principalmente naqueles nos quais os elementos do conjunto não são dados explicitamente.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19961
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)