Expansão lexical: o acesso a empréstimos do inglês com morfologia do português
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a20134Palavras-chave:
Expansão Lexical, Decisão Lexical, processamento de palavras, empréstimos lexicais.Resumo
A Expansão Lexical é um tema recorrente na linguística histórica e na sociolinguística. Até onde sabemos, esse estudo é a primeira tentativa de compreender o tema por meio de uma abordagem experimental. Neste artigo, reportamos os resultados de um experimento de decisão lexical baseado em palavras emprestadas do Inglês que aceitam afixos do Português do Brasil (ex. clipagem, cropar). Uma árvore de regressão CRT indica que os participantes reconhecem essas palavras com mais facilidade do que pseudopalavras. Porém, essas respostas são mais lentas e não podem ser comparadas às respostas a palavras do Inglês ou do Português do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)