Preposições: construção de uma abordagem variacionista no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21152

Palavras-chave:

Heterogeneidade. Variação. Preposições. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo trata de uma nova abordagem das Preposições na Educação Básica, em especial, no Ensino Médio. Para tal, recomenda-se a discussão, em sala de aula, sobre heterogeneidade do sistema linguístico, variação linguística e teoria Sociolinguística. Em seguida, apresenta-se um estudo variacionista sobre a possibilidade de alternância das preposições. O artigo prossegue com a proposta de construção da abordagem desse componente gramatical para alunos do Ensino Médio. Na conclusão, retoma-se a importância tanto da pesquisa linguística para o ensino de Língua Portuguesa, quanto de uma metodologia de ensino adequada para evitar o preconceito em relação às variedades linguísticas não adquiridas na escola.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21152

Biografia do Autor

Elaine Marques Thomé Viegas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Língua Portuguesa, modalidade Português-Literaturas (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua dentro de diversas perspectivas, dentre elas, língua e sociedade e variação e mudança. Realizou pesquisas sobre diversos temas como os verbos-leve, as preposições e os locativos com base na norma culta do Rio de Janeiro. Também participou do levantamento de amostra e da transcrição de cartas de sincronias passadas, além de elaboração de material para pesquisa. Foi integrante do Projeto Para uma História do Português Brasileiro. Recentemente, finalizou o Pós-Doutorado (2015) na área de Linguística Histórica.

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Publicado

2019-12-23