Os encapsuladores e seu papel na tessitura textual/discursiva
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21346Palavras-chave:
encapsuladores, construção de sentidos, Linguística de Texto.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o uso textual discursivo de anáforas encapsuladoras, à luz de aspectos sociodiscursivos e sociointeracionais, ampliando, assim, a compreensão do papel desse elemento. Traçamos um panorama teórico dos estudos de referenciação, considerado como um processo sociocognitivo de construção de sentidos, seguindo os estudos atuais de Linguística de Texto, conforme já apontaram Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011), Santos e Cavalcante (2014), entre outros autores. O presente trabalho, portanto, tem como foco o caráter textual-discursivo do encapsulador. Serão analisadas notícias esportivas mostrando como tal fenômeno atua na construção do texto, marcando pontos de vista e construindo sentidos, para além da classificação tradicional desse processo de referenciação.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21346
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)