Influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na habilidade de consciência fonológica em crianças com transtorno fonológico

Autores

  • Bárbara Luísa Simonetti Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21407

Palavras-chave:

Transtorno Fonológico, Linguagem Infantil, Testes de Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Percepção da Fala.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar a influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na habilidade de Consciência Fonológica em crianças com Transtorno Fonológico. A partir dos resultados de avaliações fonoaudiológicas que integram um banco de dados (CEP 995.344), fez-se a composição da amostra deste estudo. A amostra contou com dados linguísticos das avaliações de fala de todas as crianças que realizaram o teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala e o teste de Consciência Fonológica a partir do Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS, bem como dados extralinguísticos como sexo, idade, escolaridade e hipótese de escrita. Para a análise destes dados foi utilizado o Teste Exato de Fisher e o Teste de Mann-Whitney, ambos oriundos do programa estatístico SPSS versão 16.0. Os resultados indicam que as variáveis linguísticas, como o desempenho no Teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala, e as variáveis extralinguísticas analisadas no estudo não influenciam diretamente nas habilidades de Consciência Fonológica das crianças, mas que há influência da escolaridade para tal habilidade metalinguística e um forte impacto desta em relação ao nível fonêmico. Com o presente estudo pode-se concluir que crianças com Transtorno Fonológico se beneficiariam com atividades de conhecimento explícito acerca dos sons de sua língua, aprimorando, portanto, um dos aspectos do processamento fonológico, que é a consciência fonológica.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21407

Biografia do Autor

Bárbara Luísa Simonetti, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga residente no Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Oncohematologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2019-12-23