A few remarks on the relationship between language and the conceptual structure of the mind

Autores

  • Claudia Uller Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a22842

Palavras-chave:

linguagem e pensamento, estrutura conceitual da mente, origens da cognição.

Resumo

In Psycholinguistics, particularly as the studies concern the language-concept relationship, it is necessary to take into account the different ways this relationship manifests itself, its nature and the direction it takes place. An objective to be pursued is to verify if (i) concepts exist spontaneously and naturally in human cognitive architecture and if language only has the role of instigating and installing them in the language; or if (ii) concepts depend on the language to exist. In the present article, we discuss the problem, consider different points of view from some proponents of alternative views and present a way to provide empirical evidence to verify their hypotheses.

---------------------------------------------------------------------------------

ALGUMAS NOTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E A ESTRUTURA CONCEITUAL DA MENTE

No estudo da Psicolinguística, em particular no que concerne a relação linguagem-conceito, há que se levar em conta as diferentes formas em que esta relação se manifesta, sua natureza e a direção em que ela se efetua. Um objetivo a ser atingido é verificar se (i) os conceitos existem espontânea e naturalmente na arquitetura cognitiva humana e se a linguagem tem apenas o papel de instigá-los e instalá-los na língua; ou se (ii) os conceitos dependem da linguagem para existirem. No presente artigo, discutimos o problema, analisamos as considerações de alguns proponentes com visões alternativas e apresentamos uma forma de prover evidência empírica para a verificação das hipóteses que eles levantam.

---

Original em inglês.

Biografia do Autor

Claudia Uller, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Kingston University. Department of Psychology. Professor in Developmental Science.

Downloads

Publicado

2020-11-07