Krahô - Mẽ aquêtjê jakàmpê - No lugar de teus antepassados – Um chamado ao pátio Krahô
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25568Palavras-chave:
Krahô, Artes verbais, Jê.Resumo
Apresento aqui um exemplar de um gênero de arte verbal krahô denominado hocjêr xà. No dia a dia, ele é comumente usado para transmitir recados e avisos sobre o andamento das atividades da aldeia. Já em contexto ritual, ele costuma ser empregado pelos velhos para darem conselhos (hahkre xà). É justamente esse o caso do exemplar analisado aqui, no qual um ancião refl ete sobre as mudanças por que passa o modo de vida krahô atualmente e sobre a importância de se dar continuidade aos conhecimentos e ensinamentos dos antepassados, exortando as gerações mais novas a não se esquecerem de seu caminho e pensamento.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25568
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)