Posição SUBJP: o caso dos sujeitos locativos no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28377

Palavras-chave:

Sujeitos Locativos, Português Brasileiro, Abordagem Cartográfica.

Resumo

O Português Brasileiro licencia casos em que a primeira posição pode ser preenchida por sintagmas locativos não argumentais, como (1) Naquela loja do shopping vende/vendem roupas baratas. Dessa forma, o principal objetivo é investigar a estrutura sintática de construções com PP locativo e DP locativo pré-verbais, como (2) [Na escola]PPloc aceita/aceitam cartão de crédito e (3) [A escola]DPloc aceita cartão de crédito. Nossa hipótese é que os constituintes locativos em PB, PPloc e DPloc, ocupam a mesma posição no middlefield (domínio flexional), posição Spec,SubjP, embora a motivação para sua subida seja diferente, conforme mostrado em dados do italiano por Cardinaletti (2004). Quanto à metodologia, foi realizada uma análise de dados, retirados de estudos preliminares. Foi possível verificar que as construções com locativos, de fato, não apresentam a mesma estrutura sintática, embora ambos configurem como sujeitos da predicação na posição Spec,SubjP.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28377

Biografia do Autor

Lívia de Mello Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Linguística (2017) e Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2014) pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia (2011), com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Gramaticais da UFSC. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), ocupando o cargo de Técnica Pedagoga da Coordenadoria Pedagógica do campus Florianópolis. Suas áreas de interesse incluem: a sintaxe do Português Brasileiro, a cartografia das posições de sujeito pré-verbal e o ensino de gramática nas escolas. 

Sandra Quarezemin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Teoria e Análise Linguística, especificamente na Sintaxe Gerativa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq-PQ 2. Mestre e Doutora em Linguística UFSC. Fez um ano de doutorado sanduíche na Università Degli Studi di Siena/Itália, bolsista CNPq, e um ano de pós-doutorado na Università Ca'Foscari (UNIVE) - Venezia/Itália, bolsista Capes. Foi Visiting Professor no Dipartimento di Studi Linguistici e Culturali Comparati da UNIVE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Gramaticais-UFSC (https://neg-ufsc.org/). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Teoria da Gramática e o Português Brasileiro. Coordena o Projeto Romania Nova na ALFAL junto com os professores Francisco Ordóñez e Andrés Saab. Tem interesse de pesquisa na periferia esquerda da sentença, foco e tópico, sentenças clivadas e pseudoclivadas, na cartografia das posições do sujeito pré-verbal e no ensino de gramática nas escolas.

Downloads

Publicado

2019-12-30