Evidências advindas da aquisição do português do Brasil para os tipos de 'perfect'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28438

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, aspecto perfect, perfect de resultado, perfect universal, perfect experiencial.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a aquisição no português do Brasil (doravante PB) dos três tipos de perfect propostos por Pancheva (2003) associados ao tempo presente, partindo da proposta de existência de nódulo(s) sintático(s) de perfect na representação estrutural da sentença. A partir dessa investigação, busca-se contribuir para o estudo da representação do conhecimento linguístico de perfect. A hipótese desta pesquisa é de que a emergência de perfect de resultado, perfect experiencial e perfect universal associados ao tempo presente ocorre simultaneamente na aquisição do PB. Para isso, realizamos um estudo de caso com dados de fala de uma criança adquirindo o PB extraídos longitudinalmente. Os dados obtidos revelaram a seguinte ordem de realização dos tipos de perfect: primeiramente, o perfect de resultado, depois, o perfect universal e, finalmente, o perfect experiencial. Dessa forma, refutamos a hipótese deste estudo. Logo, sugerimos que haja uma dissociação na representação linguística entre esses tipos de perfect, cada um deles projetando, respectivamente, os nódulos RePerfP, UPerfP e ExPerfP. Os traços alocados nos núcleos dessas projeções seriam, respectivamente, resultativo, contínuo e experienciação. Defendemos, ainda, a seguinte estrutura hierárquica: ExPerfP > UPerfP > RePerfP.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28438

Biografia do Autor

Nayana Pires da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em fonoaudiologia e mestre em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em liguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CAPEs. 

Adriana Leitão Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia, do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da UFRJ.

Downloads

Publicado

2019-12-30