Contato linguístico em Libras: um estudo descritivo da influência de outras línguas de sinais na Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a33484

Palavras-chave:

Contato de línguas, Empréstimos linguísticos, Libras, Línguas de Sinais, Sociolinguística.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo descritivo sobre a ocorrência do fenômeno linguístico “empréstimos linguísticos” de diferentes línguas de sinais para a língua brasileira de sinais – Libras – em videoaulas de disciplinas do curso de Letras Libras (turma de 2006), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) baseado no estudo de Machado (2016). Como metodologia de pesquisa foi feita uma comparação dos sinais encontrados nas vídeoaulas com sinais extraídos de dicionários online de outras línguas de sinais, além de entrevistas realizadas com os sinalizantes dos DVDs e os sinalizantes estrangeiros para confirmar se havia alguma relação entre eles. O objetivo foi verificar quais sinais eram efetivamente empréstimos de outras línguas de sinais. A pesquisa compilou um corpus lexical de “empréstimos linguísticos entre línguas de sinais”. Esse corpus foi analisado com o suporte do programa Elan, utilizado nesta pesquisa para identificar os sinais, coletados nos vídeos. Como proposta teórica, seguimos a tipologia de empréstimos de línguas em contato proposto por Carvalho (2009). Os resultados evidenciam que o fenômeno estudado é produtivo na Libras, uma vez que apresenta vários empréstimos linguísticos de outras línguas de sinais.

Biografia do Autor

Rodrigo Nogueira Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC) / Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor assistente do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos - DELLES, do Centro de Humanidades/CH da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutorando na programa de pós-graduação em linguística e literatuda(PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Ronice Müller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística. Pesquisadora e Professora titular do Departamento de Libras, Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2020-12-30