Interview with Florent Perek

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n2a37977

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Professor Florent Perek has a PhD in English and General Linguistics (University of Freiburg) and is a Lecturer in Cognitive Linguistics at the Department of English Language and Applied Linguistics at University of Birmingham, UK. Professor Perek is the author of several articles in international peer-reviewed journals and has, among his most important publications, the 2015 book, Argument structure in usage-based construction grammar: experimental and corpus-based perspectives, edited by John Benjamins.

------------------------------------------------------------------------------------

ENTREVISTA COM FLORENT PEREK

Florent Perek é Doutor em Inglês e Linguística Geral (Universidade de Freiburg, Alemanha) e Professor da área de Linguística Cognitiva do Departamento de Língua Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Perek é autor de uma série de artigos em revistas renomadas internacionalmente e tem, entre suas importantes publicações, seu livro de 2015, o qual foi intitulado Estrutura argumental na gramática de construções baseada no uso: perspectivas experimental e baseada em corpus e foi editado pela John Benjamins.

---

Original em inglês.

Biografia do Autor

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações.

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Língua Inglesa pela Puc-Rio (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ e Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ). Atua na área de Linguística Funcional com ênfase em Gramática das Construções Baseada no Uso, Aquisição de L2, Ordenação vocabular, Estrutura Argumental e Informacional.

Downloads

Publicado

2020-10-06