Meronímia e (in)alienabilidade em Apurinã
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a38227Palavras-chave:
meronímia, (in)alienabilidade, Apurinã.Resumo
O presente artigo discute o fenômeno da meronímia na língua indígena Apurinã (família Aruák), que corresponde aos processos envolvidos na expressão das relações parte/todo (CRUSE, 2011). São poucos os trabalhos linguísticos descritivos que contemplam tal questão em línguas indígenas (KLEIN, 2000). Em Apurinã, os merônimos apresentam comportamento morfossintático específico, a depender da classe de nomes a que pertencem. A maioria dos merônimos em Apurinã é codificada sob a forma de nomes inalienáveis, que apresentam padrões de marcação morfológica diferentes daqueles dos nomes alienáveis, embora haja alguns casos de merônimos codificados como alienáveis, por exemplo, certas partes de plantas como kawy-ry1 (pupunha-N.POSSD2) ‘pupunha’/ ny-kawy-re (1SG-pupunha-POSSD) ‘minha pupunha’. Dentre os inalienáveis, temos os merônimos relativos a partes do corpo (incluindo conceitos relacionados ao corpo, ainda que metaforicamente, e alguns conceitos abstratos), como kanuke-txi (braço.de3-N.POSSD) ‘braço (não se sabe de quem)’/ py-kanuke (2SG-braço.de) ‘teu braço’, que recebem o sufixo -txi; diferindo dos inalienáveis relativos aos termos de parentesco, que não recebem esse sufixo, pela impossibilidade de ocorrerem não possuídos, como em nh-ithary (1SG-irmão.de) ‘meu irmão’/ *ithary-txi (irmão). Assim, o macrodomínio semântico dos merônimos em Apurinã se organiza de modo complexo, embora sistemático e, dada a carência de estudos desse fenômeno em línguas indígenas, justifica-se a relevância desta pesquisa.
[1]Chave para a ortografia: y = [i]; ts = [ts]; x [ʃ]; tx = [tʃ]; th = [c].
[2]Abreviaturas usadas neste artigo: 1 = 1ª pessoa; 2 = 2ª pessoa; 3 = 3ª pessoa; SG = singular; PL = plural; POSSD = possuído; N.POSSD = não possuído; INTENS = intensificador; F = feminino; M = masculino; O = objeto; VBLZ = verbalizador.
[3]Nomes inalienáveis em Apurinã são glosados desta maneira pelo fato de a posse fazer parte da entrada lexical de tais nomes.
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