Quando dizer é fazer parentesco: contribuições sobre a prática da economia dos termos de parentesco entre ribeirinhos da Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a39403Palavras-chave:
ribeirinhos, organização social, antropologia, linguística, Amazônia.Resumo
Este artigo visa a compreender de que maneira práticas linguísticas presentes no léxico local revelam práticas de parentesco entre ribeirinhos da região paraense do rio Tocantins. Ancorado no trabalho de campo, a partir de uma observação participante e descrições etnográficas, este trabalho traz reflexões sobre o idioleto desta região, onde termos como primo, parente e compadre são utilizados para estabelecer relações sociais, que podem ser lidas pelas teorias da aliança de parentesco. Antropólogos, sociólogos e linguistas procuraram apresentar a cultura como um conjunto de práticas e um conjunto de símbolos. Contudo a língua e o signo linguístico têm a capacidade de ser performáticos, no sentido de estabelecerem relações factuais e pragmáticas. Por ser o parentesco uma mutualidade do ser que se manifesta em diferentes relações (materiais ou não), e a língua e a linguagem, neste caso, expressões faladas de seus códigos linguísticos, percebe-se que a linguagem ribeirinha revela as relações de parentesco na região tocantina, sobretudo no igarapé Acaputeua, estabelecendo um jogo que se expressa e se cria, entre outras coisas, pelos termos de parentesco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)