A Faculdade da Linguagem: um objeto biológico, uma janela para a mente e uma ponte entre disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a39404Palavras-chave:
questões atuais no campo da Gramática Gerativa, abordagem biológica da linguagem, Faculdade de Linguagem, linguagem e suas interações com outros sistemas, a linguística no ensino médioResumo
Este trabalho fornece um resumo geral de algumas das questões atuais no campo da Gramática Gerativa, o estudo da Faculdade da Linguagem humana. Revisamos algumas das ideias-chave que essa abordagem da linguagem propõe e desenvolve, concentrando-se nas propriedades básicas da linguagem e suas interações com outros sistemas. Também apontamos algumas das possibilidades que uma abordagem biológica da linguagem oferece para construir pontes entre a Linguística e outras disciplinas científicas. Ao longo do artigo, procuramos levar em consideração às vantagens que a incorporação de algumas dessas ideias teria para o Ensino Secundário - não apenas pelo valor potencialmente intrínseco do conhecimento linguístico, mas também pelo impacto dessa abordagem em habilidades mais gerais, como observar, descrever e comparar dados, formular generalizações ou oferecer argumentos empíricos.
Tradução: Aniela Improta França e Marcus Maia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)