Interview with Diane Brentari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a40534

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Diane Brentari is co-director of the Center for Gesture, Sign and Language at the University of Chicago. She has published several books, such as Sign Language Phonology (Cambridge University Press, 2019) and Shaping Phonology (2018). Her research focuses on the role of modality in language, sign language phonology, how sign languages develop through historical time, and sign language typology.

---------------------------------------------------------------------------------

ENTREVISTA COM DIANE BRENTARI

Diane Brentari é professora de linguística Mary K. Werkman e codiretora do Center for Gesture, Sign and Language da Universidade de Chicago. Publicou vários livros, como Sign Language Phonology (Cambridge University Press, 2019) e Shaping Phonology (2018). Sua pesquisa enfoca o papel da modalidade na linguagem, a fonologia da língua de sinais, como as línguas de sinais se desenvolvem ao longo do tempo histórico e a tipologia da língua de sinais.

---

Original em inglês.

Biografia do Autor

Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Departamento de Letras-Libras da UFRJ no setor de estudos Linguísticos e doutora pelo programa de Linguística da mesma universidade.  Desde 2016, é coordenadora do Laboratório SOPA que pesquisa aquisição de linguagem e processamento linguístico em línguas orais e de sinais.

Loise Soares de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na sua formação acadêmica, possui graduação em Moda e figurino pela Universidade Estácio de Sá (2008), Pós-graduação (Lato Sensu) em Libras: ensino, tradução e interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) e mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal do Fluminense - UFF (2017). Atualmente, doutoranda em Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e professora assistente do curso de Letras Libras. Possui experiências profissionais na área de educação básica, ensino como L2 (Libras/português) e no magistério superior.

Anderson Almeida da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Letras - Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013) . Especialista em LIBRAS - pelo IFPI (2009).Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística de Línguas de sinais. Trabalha com a Libras - Língua Brasileira de Sinais com concentração na interface sintaxe-semântica com base em abordagens formais. Outros tópicos de interesse e pesquisa incluem: línguas de sinais emergentes, aquisição de linguagem, escrita da língua de sinais e tradução-interpretação de línguas de sinais. Atualmente é professor na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, vínculo efetivo

Downloads

Publicado

2020-12-30