O léxico mental em ação: muitas tarefas em poucos milissegundos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2005.v1n1a4368Resumo
Após uma breve exposição dos fundamentos dos modelos interacionista e modularista de acesso lexical, este trabalho focaliza nas soluções modularistas para o Problema da Ativação Múltipla:o fato de que para acessar a representação mental de uma palavra ouvida ou lida, há uma ativação de muitas outras representações que competem por reconhecimento. Evidências empíricas recentes (PYLKKÄNEN et al., 2002) apontam para a Teoria da Ativação Contínua como um modelo promissor de reconhecimento lexical, capaz, inclusive, de distinguir entre candidatos idênticos e similares respectivamente à existência de relações morfológica e fonológica entre estímulo e representação. Este trabalho também sugere que estímulos em português com morfologia rica podem vir a ser um recurso experimental importante no aperfeiçoamento desta teoria.Downloads
Publicado
2015-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)