Vogais temáticas nominais e construções gramaticais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2006.v2n2a4387Resumo
Este trabalho parte dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, mais especificamente do modelo da Gramática das Construções desenvolvido por Goldberg (1995), adaptando-o para construções de base morfológica. O processo no qual um substantivo é formado a partir de um verbo, ou vice-versa, sem uso de afixos, é o que propomos chamar "reenquadre morfológico". Uma variação desse processo acontece envolvendo subclasses de substantivos. Essas subclasses são conjuntos de construções, cuja forma está relacionada às vogais temáticas e cujo significado está relacionado ao gênero. Há um conjunto básico, em que gênero e sexo estão diretamente ligados, e um conjunto decorrente, em que outras relações semânticas se estabelecem. As construções decorrentes herdam do grupo básico o fato de o masculino ser o protótipo e o feminino ser menos prototípico. No primeiro grupo a relação de prototipicidade se manifesta em relação ao sexo dos referentes; no segundo as construções masculinas vão indicar elementos mais gerais e denotativos, enquanto as femininas vão indicar elementos mais específicos e conotativos.Downloads
Publicado
2015-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)