Case Marking in Waimiri Atroari: typical nominative/accusative or nominative with some inverse/split -s features
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2008.v4n2a4417Resumo
Este artigo descreve e analisa a marcação de caso em Waimiri Atroari. Esta análise explora a possibilidade desta língua ter o típico sistema inverso cindido demonstratado por Gildea (1998, 2007) para as 19 línguas desta família, ou se apresenta o típico sistema nominativo/acusativo. O artigo também discute se nesta língua o traço de ergatividade ocorre, e verifica também se os morfemas valuativos e devaluativos são um diferente tipo de marcação de caso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)