Vocabulário e competência expressional à luz da iconicidade: uma nova tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2009.v5n2a4429Resumo
Aborda-se neste artigo a relação direta entre domínio vocabular e competência para a expressão verbal. Inicia-se com constatações acerca da situação do ensino de língua no Brasil. Em seguida, apresentam-se os fundamentos teóricos que, partindo da noção de competência, passa-se pela noção de script e parte para o cruzamento entre a Teoria da Iconicidade Verbal, a Teoria dos Espaços Mentais e a Pragmática. Traz-se à cena a faculdade humana da simbolização e a noção de léxico. Com esse diálogo teórico, busca-se discutir o domínio e o uso do léxico como demonstradores da competência expressional dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)