Pluralização com sujeito do tipo coletivo singular
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2010.v6n1a4440Resumo
Este artigo aborda as pluralizações verbais e pronominais anafóricas que ocorrem em contexto de sujeito coletivo singular. Argumenta-se que a pluralização no verbo não deve ser compreendida como hipercorreção e que a pluralização na anáfora é uma estratégia para assegurar a referência ao coletivo. Foram analisados dois corpora de fala e os resultados quantitativos apresentados pelo VARBRUL apontam as variáveis saliência fônica e tipo de sujeito como categorias lingüísticas estatisticamente relevantes na ocorrência de pluralização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)