Do concreto ao abstrato: influência do traço semântico-pragmático do verbo na gramaticalização em domínios funcionais complexos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2010.v6n1a4442Resumo
Neste artigo, adotando uma perspectiva funcionalista, abordamos a influência dos traços semântico-pragmáticos verbais sobre o uso dos conectores coordenativos E, AÍ, DAÍ e ENTÃO e sobre o uso do passado imperfectivo no português brasileiro. Utilizamos uma amostra da fala de Florianópolis pertencente ao Banco de Dados VARSUL (Variação Linguística Urbana da Região Sul). Como resultados principais, apontamos que o controle estatístico dos traços semântico-pragmáticos verbais trouxe importantes indícios acerca dos processos de gramaticalização dos fenômenos linguísticos em foco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)