A interação entre acento e processos de (re)estruturação silábica: um desafio para a teoria da otimalidade
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2011.v7n1a4456Resumo
O presente trabalho discute o tema da interação entre acento e processos de síncope e de epêntese. O desafio para uma abordagem de restrições com aplicação em paralelo, como proposta na Teoria da Otimalidade clássica (Prince e Smolesnky, 1993/2004) é que, em muitas línguas, os processos de epêntese e de síncope alteram a estrutura silábica sobre a qual as restrições de estrutura métrica atuam, criando opacidade. Além disso, as interações entre esses processos e o acento também revelam lacunas tipológicas, isto é, relações de mapeamento entre input e output admitidos, em princípio pela teoria, mas não atestados. Neste artigo, apresentamos e discutimos uma abordagem derivacional da Teoria da Otimalidade, proposta em McCarthy (2007, 2008b) para responder a estes desafios, exemplificando a abordagem com a análise da síncope em latim, apresentada em Jacobs (2008). Nas considerações finais, apontamos para aspectos do fenômeno de sândi em português que provavelmente necessitam de uma abordagem semelhante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)