Orações substantivas em função de sujeito e de objeto nas fases arcaica e moderna do português

Autores

  • Sebastiao Carlos Leite Goncalves UNESP / São José do Rio Preto
  • Gisele Cássia Sousa UNESP / São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2013.v9n2a4486

Resumo

Neste artigo descrevemos o comportamento de orações em posição de sujeito e de objeto nas fases arcaica (séculos XIII a XV) e moderna (séculos XVI e XVII) do português. Adotamos o quadro teórico da gramaticalização e dessentencialização de orações e discutimos resultados para os parâmetros tipo semântico do predicado matriz, unidade semântico funcional representada pela oração encaixada e formato da oração encaixada. Observamos, ao longo das sincronias, correlações sistemáticas entre os parâmetros investigados para os dois tipos oracionais. Orações subjetivas apresentam menor variedade de padrões do que orações objetivas, principal diferença a interferir em suas estabilidades sintático-semânticas nos períodos investigados.

Biografia do Autor

Sebastiao Carlos Leite Goncalves, UNESP / São José do Rio Preto

Professor Assistente Doutor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, onde atua no ensino de graduação e de pós-graduação. Possui experiência na área de Linguística, trabalhando com os seguintes temas: Funcionalismo, Gramaticalização, Variação e Mudança Linguística.

Gisele Cássia Sousa, UNESP / São José do Rio Preto

Professor Assistente Doutor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, onde atua no ensino de graduação e de pós-graduação. Suas pesquisas estão voltadas para os seguintes temas: Funcionalismo, Articulação de orações, Gramaticalização e Variação e Mudança Linguística.

Downloads

Publicado

2015-06-01