Variação, mudança e não mudança linguística: ressignificando o conservadorismo linguístico no português do Brasil

Autores

  • Patrícia Rafaela Otoni Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2013.v9n2a4489

Resumo

O presente trabalho objetiva ressignificar a compreensão do conservadorismo linguístico no português do Brasil. Sob a ótica da Teoria da Variação e Mudança Linguística e Social Networks, busca-se entender a variação, a mudança e a não mudança, com atenção especial à manutenção linguística (MILROY, 1992) diante de variantes em disputa. Com o enfoque na variação na marcação de número nos sintagmas nominais e verbais, defende-se que as motivações extralinguísticas para a alta frequência da variante ausência de concordância em uma determinada comunidade de fala estão relacionadas ao processo de formação história do português brasileiro e à polarização rural/urbana.

PALAVRAS-CHAVE: Variação e Mudança Linguística. Conservadorismo linguístico. Contato. Social Networks.  Marcação de número.

 

Biografia do Autor

Patrícia Rafaela Otoni Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Substituta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas em Funcionalismo, Gramaticalização, Sociolinguística Variacionista e Estudos da Tradução.

Downloads

Publicado

2015-06-01