Hipernormalização e dissimilação na fonologia histórica do Mawé
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2013.v9n2a4492Resumo
No presente trabalho apresentamos uma hipótese, formulada dentro da perspectiva da Fonologia Evolucionária, que consiste em incorporar a ação do mecanismo de hipernormalização perceptual para explicar uma mudança sonora particular ocorrida na história do Mawé, uma língua Amazônica pertencente ao tronco linguístico Tupi. Propomos uma caracterização da mudança como dissimilatória e como tendo se originado de um processo perceptual de hipernormalização de um traço fonológico tratado como uma característica intrínseca do sinal de fala. O resultado do processo dissimilatório é descrito como dependente de um traço laríngeo que parece ser empregado como sinal demarcativo de constituintes na língua.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)