Resenha da tese "The overt pronoun penalty: a processing delay in spanish anaphora comprehension"
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2012.v8n2a4547Resumo
A tese de doutoramento intitulada “The Overt Pronoun Penalty: A Processing Delay in Spanish Anaphora Comprehension” é de autoria de Carlos Gelormini Lezama1, foi defendida na University of South Carolina, e enquadra-se na área do processamento da correferência, destinando-se à investigação de como se dá o processamento de pronomes plenos, pronomes nulos e nomes repetidos em língua espanhola. A tese organiza-se em sete capítulos: no capítulo de número um, o autor faz a introdução de seu trabalho, momento em que expõe as bases teóricas e as questões que buscará responder experimentalmente; nos capítulos de número dois, três, quatro e cinco, o autor apresenta os experimentos e analisa os resultados obtidos; no capítulo de número seis, o autor faz uma discussão geral dos resultados encontrados nos experimentos; e no último capítulo, o de número sete, formaliza-se a contribuição da tese para a área, com a associação entre os sistemas anafórico e morfológico da língua espanhola e o modo de processamento de pronomes (nulos e plenos) e nomes repetidos nesta língua. A seguir, cada capítulo será brevemente comentado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)