Orientação de anáforas nulas e pronominais para sujeitos e tópicos no PB
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2012.v8n2a4556Resumo
O artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa experimental acerca da orientação de anáforas nulas e pronominais para referentes em posição sintática de sujeito ou de tópico. Um experimento de julgamento imediato de gramaticalidade, aplicado com 60 participantes, falantes nativos do português brasileiro, testou a hipótese de que língua-I desses sujeitos possa ser caracterizada como uma língua orientada para o discurso, com proeminência de tópicos, tal como preveem estudos como o de Pontes (1987), Kato (2006), dentre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)