Efeitos do bilinguismo sobre a L1: evidências em julgamentos de aceitabilidade e no processamento online de bilíngues em imersão na L2 ou não
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4587Resumo
Vários estudos recentes apresentam evidências de que o bilinguismo tem efeitos sobre as representações da primeira língua de bilíngues que se encontram imersos no ambiente de sua L2, ou que se encontram em inversão de dominância linguística. Neste artigo, tratamos da questão de serem ou não as influências do bilinguismo sobre a primeira língua limitadas aos bilíngues com esse perfil. Serão discutidos resultados de três experimentos através dos quais foram elicitadas evidências de potenciais influências do bilinguismo sobre a primeira língua tanto de residentes de longo período no ambiente da L2 quanto de bilíngues que se encontravam imersos no ambiente de sua língua dominante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)