A simplificação morfológica na expressão do sujeito indeterminado no português afro-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4591Resumo
Uma frente da pesquisa linguística no Brasil busca os efeitos do contato entre línguas na formação do português brasileiro. Um desses efeitos é a utilização da forma verbal da terceira pessoa do singular para expressar a indeterminação do sujeito. Esse processo de simplificação morfológica enquadra-se no tipo de mudança que ocorre em determinadas situações de contato linguístico massivo, presentes na história sociolinguística do Brasil. Para testar essa hipótese, são analisadas amostras sociolinguísticas de fala vernácula de comunidades rurais afro-brasileiras do interior do Estado da Bahia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)