A representação da multifuncionalidade profissional: discurso da empresa e o da autoajuda em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4596Resumo
Este artigo fundamenta-se na Análise do Discurso de linha Francesa e tem por tema o diálogo que se estabelece entre os campos discursivos da autoajuda e da empresa na construção da representação da multifuncionalidade profissional. Examinamos o campo discursivo da autoajuda, perpassando o da empresa, pela utilização de estratégias motivacionais, que levam o colaborador a organizar seu trabalho, no âmbito da multifuncionalidade profissional. A metodologia é teórico-analítica e as categorias são: interdiscurso, cenas da enunciação, ethos. Os resultados revelaram que tal multifuncionalidade facilita ao colaborador o controle sobre a gestão de seu trabalho, removendo argumentos que questionam a ordem pré-estabelecida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)