O comportamento do traço laringal em línguas Nambikwára do norte: comparação entre o latundê e o negarotê
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n2a4604Resumo
Este artigo compara o comportamento dos traços laringais nas línguas Latundê e Negarotê (família Nambikwára, ramo Nambikwára do Norte), a fim de refletir sobre o seu status nestas línguas. Os dados analisados foram coletados pelas pesquisadoras durante visitas ao grupo Latundê, entre os anos 1997-2001, e ao grupo Negarotê, no ano de 2013. A literatura disponível sobre outras línguas desta família também foi considerada para a análise. Os resultados, além de ratificar a proximidade entre as línguas, evidenciam o processo de mudança linguística em curso, já sinalizado nas línguas Nambikwára do Norte em estudos prévios.Downloads
Publicado
2015-04-07
Edição
Seção
Fonética e Fonologia de Língua Indígenas
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)