Marcação diferencial do sujeito em ka'apor
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n2a4611Resumo
Resumo
Neste artigo, mostro que a língua Ka'apor exibe dsm, que consiste na marcação diferencial do sujeito, tanto de construções transitivas, quanto de intransitivas. Em relação aos sujeitos de verbos transitivos e inergativos, a marcação está condicionada ao traço afetado associado ao traço agente, o que os torna sujeitos atípicos. Constatou-se ainda que DSM, em Ka'por, pode ser analisado nos três níveis propostos por Woolford (2008), isto é, considerando a estrutura argumental, o ambiente sintático e a forma fonológica. Mostro ainda que DSM não é imagem espelhada de DOM e que as regras que regulam dsm e dom são distintas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)