Uma análise diacrônica das formas pronominais contigo e com você em cartas pessoais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a50197Palavras-chave:
pronomes de segunda pessoa, tratamento, oblíquo.Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise das variantes oblíquas de 2SG com destaque para a alternância contigo ~ com você em cartas pessoais fluminenses datadas entre fins do século XIX e decorrer do século XX. Levamos em conta os princípios da sociolinguística histórica (HERNÀNDEX-CAMPOY; CONDE SILVESTRE, 2012) para análise de um corpus diacrônico. Os resultados evidenciam que a alternância contigo ~ com você se coloca de maneira mais equilibrada que a oposição prep.+ti ~ prep.+você. Além disso, a forma contigo é predominante entre missivas trocadas entre familiares e há indícios de que seja, no terceiro período de tempo analisado, mais resistente a entradas das formas de você do que as demais estratégias oblíquas do paradigma de tu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)