Orações causais em Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a53030Palavras-chave:
orações causais, orações adverbiais, subordinação, português brasileiro.Resumo
Este trabalho discute as orações causais/explicativas do português brasileiro introduzidas por porque. Propõe-se que essas orações se adjungem a três posições distintas na matriz. Para descrever esses diferentes níveis de integração, adota-se a classificação proposta por Frey (2016) e Badan e Haegeman (2022), em que as orações adverbiais são classificadas como centrais (adjungidas internamente a TP), periféricas (adjungidas externamente a TP) e não-integradas (adjungidas a uma projeção ligada ao ato de fala). Essa descrição sintática não é obtida a partir do significado das orações: as posições de adjunção são definidas a partir de diagnósticos sintáticos envolvendo o domínio de escopo da matriz. O trabalho discute também as orações causais com respeito às conhecidas relações estabelecidas por Sweetser (1990) entre as adverbiais e a matriz: relações no domínio do conteúdo, no domínio epistêmico e no domínio dos atos de fala. Ainda que, à primeira vista, pareça haver uma correspondência direta entre as três posições de adjunção mencionadas e os três domínios propostos por Sweetser, propõe-se, com base em Frey (2016), que essa relação se dá da seguinte maneira: as orações de conteúdo podem ser adjungidas às três posições, as orações epistêmicas podem ser periféricas ou não-integradas e as orações de ato de fala só podem ser não-integradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)