Island sensitivity in Brazilian Portuguese quem nunca? Constructions
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a53259Palavras-chave:
paralelismo estrutural, elipse, periferia esquerda, ilhas.Resumo
Este artigo oferece uma abordagem para o fato de que o item remanescente de elipse não é capaz de ter como correlato no antecedente um elemento presente em uma ilha, tal como atestado nas construções com Quem nunca? do Português Brasileiro. Argumentando que Quem nunca? envolve elipse sentencial, eu mostro que o licensiamento de elipse é sensível à ilha. Isto é discutido à luz da proposta de Griffiths e Lipták (2014) para reparo de ilha baseada na noção de paralelismo de escopo, em que a ausência de paralelismo implica efeitos de ilha. A ideia dos autores é a de que variáveis no sítio de elisão e no antecedente devem ser presas de posições paralelas. Eu argumento que uma noção contextual de paralelismo é necessária, no sentido de que diferentes projeções de um mesmo domínio contam como paralelas. Eu adoto a abordagem contextual do EPP de Bošković (2021), em que o EPP é checado na projeção mais alta de um domínio, e não invariavelmente por T. Eu também alego que sob certas condições o domínio do EPP pode ser expandido para os propósitos de paralelismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)