Gramática como rede: relações entre construções
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2016.v1n1a5443Resumo
Este trabalho tem como objetivo aplicar e discutir alguns conceitos postulados dentro do quadro teórico recente da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) a partir do estudo do caso das construções adverbiais com adjetivos, locuções adverbiais e advérbios em --mente, bem como refletir sobre algumas questões teórico-metodológicas que vêm emergindo a partir das análises dos dados. As construções adverbiais com adjetivos estão interligadas às locuções adverbiais e advérbios em --mente por um esquema mais geral e ora apresentam contrapartes entre si, ora não, o que parece demonstrarque cada uma destas construções atende a um (ou mais) diferente(s) propósito(s) na língua.
Downloads
Publicado
2016-12-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)