Reflexos fonológicos da ênfase em línguas Kwa da Costa do Marfim
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a54533Palavras-chave:
processos segmentais e tonais, negação e partículas finais, ideofones, nominalização de verbos e tipos de marcação de ênfase, elevação de registro, downdrift e upsweep.Resumo
Este artigo examina as características fonológicas de expressões que portam ênfase, insistência e contraste em algumas línguas Kwa da Costa do Marfim. Nosso interesse particular é revelar como tais fenômenos são realizados em línguas tonais, e consideramos que valeria a pena estudar mais de uma língua para circunscrever o estudo a um grupo intimamente relacionado. Neste grupo, uma variedade de estratégias fonológicas é utilizada para marcar a ênfase, incluindo dispositivos prosódicos que não foram amplamente relatados na literatura para as línguas Niger-Congo, e que podem ou não diferir de outros grupos linguísticos. Assim, tendo por objetivo capturar os vários meios fonológicos para expressar ênfase nas línguas Kwa da Costa do Marfim, pesquisamos, neste artigo, a marcação da ênfase em diversas línguas Kwa, coletando reflexos fonológicos da ênfase que vão além das partículas enfáticas e das entoações em relevo que são, com frequência, as mais citadas.
Tradução de Marilia Facó Soares
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)