A parameter-free underspecification approach to complementizer agreement
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n1a56350Palavras-chave:
gramática gerativa, minimalismo, sintaxe, variação, subespecificação de traços, concordância, complementadoresResumo
O tema da variação linguística, correspondendo à variação paramétrica na sintaxe, não tem sido explorado de modo compreensivo na abordagem minimalista (veja-se, no entanto, ROBERTS, 2019 e as referência lá citadas). Duas visões centrais e parcialmente distintas da variação linguística nesse arcabouço são: (i) a variação se origina no léxico (a chamada conjectura Borer-Chomsky, cf. BAKER, 2008) e (ii) a variação reside na externalização (a conjectura Berwick-Chomsky). Neste artigo, exploramos uma terceira visão da variação linguística, invocando a subespecificação do ordenamento de regras na sintaxe estrita, baseada em Obata et al. (2015). Para implementar essa abordagem, comparamos duas línguas, o português brasileiro (PB) e o crioulo cabo-verdiano (CCV), quanto à concordância do complementador em perguntas-WH envolvendo argumento e adjunto. Enquanto o CCV exige a expressão do complementador nas perguntas-WH, o PB apresenta um padrão geral de opcionalidade nas perguntas-WH tanto de argumento quanto de adjunto. Defendemos que os dois sistemas podem ser explicados em termos de subespecificação do ordenamento de regras na gramática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)