Uma leitura filológica e historiográfica do conceito de gramática na obra de João de Barros (1540)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57190

Palavras-chave:

gramaticografia, crítica textual, João de Barros

Resumo

Consiste o artigo em um estudo filológico e historiográfico do conceito de gramática derivado da Gramática da língua portuguesa (BARROS, 1540), cujo autor foi o humanista português João de Barros (1496-1570). O excerto do texto em questão, sobre o conceito de gramática, que é o primeiro capítulo da obra, é analisado sob os critérios da Crítica Textual, como corpus. A análise tem como objetivo investigar como o gramático quinhentista definiu o conceito de gramática e fazer uma exegese de seu pensamento linguístico pela descrição quinhentista. A importância histórica da gramática de João de Barros é notável, conforme analisou Buescu (1984), tendo em vista o fato de ser a primeira gramática da língua portuguesa, para gramatizar o vernáculo. O modelo de gramatização renascentista, analisado e descrito por Sylvain Auroux (1992), aplica-se à interpretação da obra de Barros. Em nossas considerações, nos valemos do modelo teórico-metodológico e do aparato conceitual da Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2019), campo teórico interdisciplinar que nos auxilia a compreender a história dos conceitos gramaticais no processo histórico. Nossa análise da fonte primária é desenvolvida por edição digitalizada oriunda da Biblioteca Nacional de Portugal e pela transcrição disponível no portal CTLF (Corpus de Textes Linguistiques Fondamentaux), da Université de Lyon, na França.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Kaltner, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Academia Brasileira de Filologia.

Possui graduação em Letras: Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado (2007) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio de pós-doutorado em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor associado 3 (classe d) de Língua e Literatura Latinas da Universidade Federal Fluminense e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística missionária, historiografia da linguística, linguística latina e ecolinguística. Membro da Academia Brasileira de Filologia.

Downloads

Publicado

2023-04-27