“Vê se lê este artigo”: the emergence of an idiomatic construction with vê/veja se s in Brazilian Portuguese

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57235

Keywords:

idiomatic constructions, Vê/veja se, Neoanalysis, language change.

Abstract

This paper aims to outline the diachronic trajectory of an idiomatic construction with VÊ/VEJA SE S (as in “Vê se me liga” and “Vê se não se atrasa”) in Brazilian Portuguese. Based on the theoretical framework of the Usage-Based Construction Grammar and on the approach to language change proposed by Traugott and Trousdale (2013), it is aimed to provide explanations about the emergence of this construction in the language. We adopted as methodology the quantitative and qualitative-interpretative analysis of data extracted from the Corpus do Português. In summary, what the results demonstrate is that this idiomatic construction, specialized in the function of making a demand to the interlocutor, emerges in the 19th century from a mechanism of neoanalysis of constructs of an imperative construction with orational complement.

Author Biographies

Dennis de Oliveira Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde cursou também o Mestrado em Linguística e a Licenciatura em Letras - Português/Latim. Atualmente, atua como professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ).

Diogo Oliveira Ramires Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, onde atua em cursos de graduação (Letras e Fonoaudiologia) e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Com atuação inserida no campo da Linguística Baseada no Uso (Linguística Cognitiva, Gramática de Construções, modelos baseados no uso), interessa-se principalmente pelos seguintes temas: (1) construções de intersubjetividade; (2) Linguística Baseada no Uso e ensino; (3) a relação entre semântica cognitiva (?construal?, ponto de vista, esquemas imagéticos, imagética convencional, espaços mentais, etc.) e Gramática de Construções; e (4) representação mental do conhecimento construcional.

Diego Leite de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Letras Português-Russo, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Departamento de Letras Orientais e Eslavas, lecionando língua russa para os alunos da graduação, e no Programa de Pós-graduação em Linguística, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas nas linhas "Modelos Funcionais Baseados no Uso" e "Variação e Mudança". Seus principais temas de investigação são construções de estrutura da informação (com ênfase em construções de foco), estudos comparados entre russo e português no campo da morfossintaxe (construções de cópula e alinhamento sintático) e estudos da tradução. Participa dos grupos de pesquisa "Programa de Estudos sobre o Uso da Língua" (PEUL) e do "Núcleo de Estudos em Eslavística" (SLAV). É editor da Revista Slovo, membro da Associação Brasileira de Linguística, da International Association of Cognitive Linguistics, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do GT de Sociolinguística da ANPOLL.

Published

2023-04-27