Usos de “pero bueno”, “pero vamos” e “pero claro” no Espanhol peninsular coloquial
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57268Palavras-chave:
pero bueno, pero vamos, pero claro, gramática discursivo-funcional., espanholResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os papéis do juntor pero em combinação com bueno, vamos e claro em um corpus do espanhol peninsular falado sob perspectiva funcionalista. O aparato teórico-metodológico utilizado é o da Gramática Discursivo-Funcional (Hengeveld; Mackenzie, 2008). Sob essa perspectiva, verificou-se que pero, ao acompanhar elementos como bueno, vamos, e claro, pode conferir sentido contrastivo e codificar a função retórica Concessão, quando atua como operador de Ato Discursivo, ou pode atuar exclusivamente no monitoramento da interação. Esses dois usos são codificados de forma diferente no Nível Fonológico, o que foi constatado por meio do programa Praat. Quando atua como operador de Ato, pero apresenta o padrão entonacionoal complexo descendente-ascendente; por outro lado, quando atua no monitoramento da interação, pero apresenta o padrão entonacional descendente. O universo de investigação é embasado no corpus PRESEEA (Proyecto para el Estudio Sociolingüístico del Español de España y de América), base de dados disponível online.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)