Identidades em movimento dialógico: a surdez no cotejo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60315

Palavras-chave:

Linguagem, Identidade, Surdo.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se e como a ação das forças verboideológicas, centrípetas e centrífugas, relacionadas à surdez no contexto social, refletem os posicionamentos identitários de surdos e de mães ouvintes de filhos surdos, aprendizes de Libras no CAS Natal. A linguagem é uma força motriz movida por discursos heterogêneos, que acontecem em diferentes modalidades, tanto visuais quanto orais, as quais nos atravessam nas diferentes relações dialógicas tecidas socialmente e, consequentemente, refletem posicionamentos identitários. Por isso, lapidamos nosso olhar investigativo com base nos pressupostos da área INdisciplinar da Linguística Aplicada – LA (Moita Lopes, 2006, 2013; Kleiman, 2013), que traz à cena a voz de sujeitos marginalizados socialmente. O entendimento da linguagem como prática social do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011, 2015; Volóchinov, 2018, 2019) nos lança a compreensão da ação das forças que criam tensões ideológicas capazes de subsidiar as constituições identitárias. Para discutir sobre as identidades, ancoramo-nos nos Estudos Culturais (Hall, 2014, 2020; Woodward, 2014), e sobre a Libras, recorremos aos Estudos Surdos (Baleiro Lodi, 2021; Lodi, 2006; Sá, 2010; Skliar, 1998; Perlin, 1998). A pesquisa consiste num estudo qualitativo-interpretativista, cujos dados foram retirados da dissertação de Mestrado de Lima (2022). Mediante as análises, reconhecemos o quanto as forças verboideológicas influenciam os posicionamentos identitários de sujeitos surdos e ouvintes, diante das representações sociais da surdez. Concluímos que a ação da força centralizadora está fortemente impregnada nos discursos que circulam socialmente sobre a surdez, sendo, concomitantemente, marcante a ação das forças centrífugas, as quais fortalecem a ressignificação desses discursos.

Biografia do Autor

Emiliana Oliveira de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Graduada em Letras Libras/LP pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras (2020). Mestre em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL/UFRN (2022). Doutoranda em Estudos da Linguagem - PPGEL/UFRN.

Marília Varella Bezerra de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras - Habilitação Inglês e Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e pós-doutorado na área da Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2013/2014). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como também, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa/CNPq ?Práticas Discursivas na Contemporaneidade?, tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: discurso, identidade, crenças, língua inglesa, literaturas inglesas e cultura.

Downloads

Publicado

2023-12-15