Uma linguística das funções do homem na língua e na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61609Palavras-chave:
Émile Benveniste, função, antropologia da linguagem.Resumo
A hipótese desse artigo é que a linguística de Émile Benveniste pode ser lida como uma linguística das funções. Tais funções são entendidas como universais antropológicos situados no plano da linguagem no interior dos quais o homem ocupa um lugar sempre que enuncia. Para apresentar e fundamentar essa hipótese, inicialmente discutimos brevemente a presença da noção de função no campo dos estudos linguísticos. Em seguida, fazemos um levantamento do uso do termo e da noção nos dois volumes dos Problemas de linguística geral, mostrando os diferentes sentidos que função adquire em sua obra. Finalmente, apresentamos uma noção específica de função como um universal de caráter antropológico a partir da leitura do artigo “As relações de tempo no verbo francês”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)