Processamento de segundas línguas e a Teoria Linguística em Línguas Românicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2022.v18n3a62152

Resumo

Apresentação à Revista Linguística v.18 n.3

Biografia do Autor

Juliana Novo Gomes, Universidade do Minho (UMinho)

É Professora Investigadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (FCT/CEHUM) em Portugal. É pesquisadora vinculada ao Ling Lab (CEHUM/UMinho) e aos Laboratórios Acesin (www.acesin.letras.ufrj.br), LER/UFRJ (www.ler.letras.ufrj.br) e de Processamento Linguístico e LAPROL/UFPB. Recentemente, se juntou ao Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho). Foi Professora Visitante de Linguística na Universidade Federal da Paraíba, Brasil e possui Doutorado e Mestrado em Linguística com ênfase em Neurociência da Linguagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CNPq). Durante o Doutorado realizou Estágio de Doutorado (Bolsista CAPES) e Pesquisa no Cognitive Neuroscience of Language Lab na University of Colorado em Boulder, nos EUA (http://psych.colorado.edu/~kimlab/index.html). Foi Professora Assistente de linguística da UFRJ (2009 e 2014). Bolsista do CNPq entre 2002 a 2019 e é licenciada plena em Letras Português - Alemão também pela UFRJ. Realiza trabalhos em colaboração com a Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ e, recentemente, faz parte da Pós graduação em Linguística (Proling) da UFPB e também da Universidade do Minho, Portugal (FCT/CEHUM). É linguista computacional associada à Cerence e Google atuando em diversas tarefas linguísticas relacionadas à Inteligência Artificial (AI) - interfaces de voz, anotação linguistica (linguistic annotation), garimpo de texto (Text Mining) e transcrição linguística. Atua nas áreas de Teoria e Análise Linguística; Linguística Aplicada a Educação; Linguagem, Mente e Cérebro; Tecnologia e Inovação Linguística; Letramento, Aquisição da Linguagem e, com Línguas Indígenas Brasileiras (Karajá, tronco linguístico Macro-Jê). Desenvolve pesquisas e orienta projetos sobre o processamento sintático e semântico utilizando a técnica de extração de ERPs (EEG), com Rastreamento Ocular e uma gama de pesquisas psicolinguísticas. Tem experiência na produção de ferramentas de pesquisa linguística.

Cristina Flores, Universidade do Minho (UMinho)

É Professora Associada com agregação do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da ELACH. Licenciada em Ensino de Português e Alemão (UMinho, 1999), Mestre em Estudos Luso-Alemães (UMinho, 2004), doutorou-se em Ciências da Linguagem, Ramo Linguística Alemã, pela UMinho em 2008.

Foi Diretora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (2019-2022). Desde 2018 é Diretora do Mestrado de Grau Duplo em Estudos Luso-Alemães. É membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem desde 2017. Desde 2022 é Presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Desde Julho 2023, é Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos.

Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação (nacionais e internacionais), centrados no estudo da competência linguística de falantes monolingues e bilingues. Tem publicado em revistas internacionais como Journal of Child Language, International Journal of Bilingualism, Linguistic Approaches do Bilingualism, Bilingualism. Language and Cognition, GLOSSA, Língua, Probus, Language Learning, Applied Psycholinguistics.

É editora associada das revistas Linguistic Approaches do Bilingualism (Benjamins) e Heritage Language Journal (Brill), co-editora da série Language Development (Narr). Foi editora da revista Diacrítica (CEHUM). É membro da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da UMinho desde 2019 (vice-presidente desde 2023).

Maria Pilar Pereira Barbosa, Universidade do Minho (UMinho)

É Professora Associada com agregação do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos. Possui um mestrado em Linguística Teórica pela Universidade de Massachusetts em Amherst e obteve o Phd em l995, no Departamento de Linguística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A sua dissertação, intitulada Null Subjects, foi redigida sob a orientação dos professores Noam Chomsky e Alec Marantz. É diretora do curso de mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Minho e coordenadora do Grupo de Investigação em Linguística Teórica e Experimental do CEHUM. É ainda membro da Comissão Diretiva do programa de doutoramento em Ciências da Linguagem da Universidade do Minho. Tem participado em vários projetos de investigação tendo sido Investigadora Principal do projeto PTDC/CLE-LIN/112939/2009 Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense. Foi coordenadora da Linha de Ação das Ciências da Linguagem do CEHUM de 2007 a 2013 e de 2016 a 2017. De 2004 a 2013, foi coordenadora da área disciplinar de Linguística Geral e Portuguesa do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Foi diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos de 2014 a 2016.

Downloads

Publicado

2022-12-10